DIY

Como montar um Mídia Kit.

1.6.16


Oii bonitos, hoje vou abordar um assunto que todos nós blogueiros ficamos com um pontinho de interrogação na mente, o que é o famoso mídia kit? E como monto o meu? É eu sei que essas perguntas rodam suas mentes, principalmente quando você está querendo investir no seu blog para que ele deixe de ser apenas um hobby. 

Mas vamos lá, o mídia kit nada mais é do que o seu portfólio, onde você vai apresentar seu trabalho aos futuros parceiros, lá você vende seu peixe, por assim assim dizer. E agora vou te responder etapa por etapa como você pode fazer o seu. Á e uma coisinha bem importante, você não precisa ter habilidades no photoshop ou illustrator para fazer o seu, eu usei o photoshop porque sei utilizar a ferramenta, caso você não saiba pode muito bem fazer no world ou até mesmo no power point e acrescentar imagens do blog, fica bem legal, mas claro usando o bom senso pra não poluir o trabalho.

Bom para começar a montar seu mídia kit você precisa responder a essas perguntinhas aqui: Quem sou? Porque a empresa deve anunciar comigo? Qual é o meu público-alvo? Quais são os números de visualização do blog? (mensais e diários), Quanto eu tenho de curtidas nas minhas redes sociais? Quais formas de parceria e publicidade eu estou oferecendo? 

Mas para conseguir responder essas perguntas você precisa fazer uma analise de público e como você pode fazer? O google te possibilita a fazer um questionário online onde você poder fazer perguntas chaves que te ajudaram a montar seu mídia kit. E já te ajudando o questionário pode contar essas perguntas:

1- Idade: 13 a 17 ( ), 18 a 25 ( ) e 26 a 35 ( )
2- Sexo: Feminino ( ) ou Masculino ( )
3- Acompanha o blog nas redes sociais: ( ) Sim ou ( ) Não
4- Quais: ( ) Face, ( ) Insta, ( ) Snap ou ( ) Twitter
5- Você compra o que é anunciado no blog? ( ) Sim ou ( ) Não
6- Quais itens você compra mais com influência dos blogs? ( ) Roupas, ( ) Acessórios e ai você vai montando os itens possíveis que você poderia anunciar. 

Agora para responder as questões de trafego de dados, podemos usar o que o próprio site blogger nos oferece:
Agora para saber sobre os dados das redes sociais tenho um aplicativo para indicar pra vocês, o nome dele é Followers + e está disponível para Androide e IOS. Nesse app é possível conhecer o número de seguidores fantasmas que te seguem, o número médio de quantas fotos você posta, o número médio de curtidas que suas fotos tem, quantos seguidores deram unfollow na sua conta e contas seguidores novos você tem. Nele você pode acrescentar suas contas do twitter e do facebook também. E olha se eu fosse vocês já baixava logo, ele é muitooo importante para conduzir os dados que temos que mostrar para os futuros parceiros.


E agora por último temos a questão da forma que iremos trabalhar as formas de parceria e publicidade que iremos trabalhar no blog. Entendam que isso precisa está mais do que esclarecido para a empresa que está contratando ou pensando em contratar seus serviços. Existem vários tipos de parceiras, vou apresentar algumas delas para vocês:

1- Resenha: funciona como a análise do produto recebido, pode ser paga em dinheiro (publipost) ou permuta (o próprio produto se pagou, esse é o mais comum).

2- Sorteios: aqui a empresa entra em contato com você para sortear produtos ou serviços que possam esta em promoção para alavancar as vendas da mesma (na maioria das vezes é pago)

3- Eventos: aqui funciona com a cobertura e divulgação do evento do parceiro, a famosa presença vip. 

4- Vídeos: aqui é para quem tem canal no youtube, você pode fechar um assunto exclusivo para tratar da marca, use a imaginação.

5- Banners: esse aqui entra como publicidade, aqui você disponibiliza espaços para divulgação fixa dos parceiros.

6- Redes sociais: Você pode fazer postagens exclusivas com fotos e micro vídeos para compartilhar nas redes.

Agora você me pergunta, mas Bru como faço pra saber quanto devo cobrar pelos meus serviços? E eu te respondo assim: A uns meses atrás acompanhando o blog da Loma encontrei essa calculadora aqui, ela te ajuda a contabilizar quanto você vai cobrar pelo seu trabalho, então salva logo ela nos teus favoritos hahaha.

E ai ajudei um pouquinho a responder essas perguntas assombrosas do que é o mídia kit? Espero que sim em hahaha. E para aqueles que querem fazer algo bem mais encorpado para apresentar ao futuros parceiros estou fazendo mídia kits, você pode solicitar o orçamento pelo e-mail: espiameninas@gmail.com. 

Então bonitos vou ficando por aqui, beijocas e até o próximo batipost. 





Você pode gostar também

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, consegui entender muito bem, obrigado! :D <3

    Beijos,
    foconablz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K. fico muito feliz em ter lhe ajudado, espero que seu mídia kit bombe por ai e consiga muitos parceiros para você.

      Beijocas.

      Excluir
    2. Você conhece algum site para fazer Média kit ?

      Excluir
    3. Oi desculpa a demora, olha tem alguns que as próprias blogueiras indicam em seus blogs, eu estou fazendo também, se quiser podemos conversar direitinho e eu lhe passo o orçamento.

      Excluir

CONTATO

E-mail: espiameninas@gmail.com

Like us on Facebook