Comportamento

Um pulo.

13.1.16



Passamos boa parte de nossas vidas estudando, ensino infantil, ensino fundamental e o sonhado ensino médio, o tão famoso ponto de partida para a vida adulta. Você chega no primeiro ano do ensino médio e ainda não sabe que curso quer levar como profissão, passa o primeiro ano na baderna com os amigos, emenda o segundo ano e quando chega o convênio é aquela loucura, você não sabe se estuda a matéria do primeiro ano, do segundo ou do convênio as cobranças aumentam, tanto da sua família e professores quanto as suas próprias cobranças, muitos estudantes chegam ao convênio sem saber o que querem levar para a vida profissional então se atrelam aos testes vocacionais, nunca acreditei muito neles, mas devem funcionar pra alguém.
Comigo aconteceu assim escolhi cinco cursos que eu pensava que conversavam, na verdade pelos menos dois deles eram na área da comunicação, passei nas cinco instituições que prestei vestibular, fui a primeira da minha família a passar em uma universidade pública e hoje estou formada em um curso que pra mim foi amor a primeira vista. Decidi que queria publicidade mesmo antes de saber o que era, na verdade quando completei 15 anos me apaixonei pelo trabalho da minha cerimonialista e queria fazer a mesma coisa que ela, queria montar minha própria empresa e ser formada em relações públicas, porém com o passar do tempo comecei a vê e estudar mais o que era o curso de relações públicas e vi que ele caminhava perto do curso de publicidade, escutei algumas pessoas falando que eu tinha perfil de uma publicitária, outras falando que não dava grana então coloquei ela como uma das minhas opções de curso, passei em duas instituições com o mesmo curso e então decidi fazer. Arregacei as mangas e dei meu primeiro passo para a vida adulta em 2012, a universidade até que não era tão assustadora, na verdade ela nem era, ela exigia um pouco mais de esforço e tal, nada de outro mundo. Eu sempre fui preguiçosinha e deixei os trabalhos para a ultima hora, mas é que eu gostava de viver perigosamente hahaha (quem nunca?).
Além dos estudos a universidade me possibilitou conhecer muitas coisas, pessoas novas e com estilos diferentes, me ensinou a ter mais responsabilidade, a ser mais tolerante (sou muito estressada :s). A universidade me veio como um leque de oportunidades, onde eu amadureci e comecei a vê que o mundo não era tão colorido e fácil que eu imaginava, que a vida adulta que eu sempre quis ter por conta da liberdade não valia tanto quanto as brincadeiras de criança. Com mais ou menos um ano e meio de universidade consegui meu primeiro estágio, dinheirosss... hahaha Comecei a estagiar no Museu do Estado do Pará (MHEP), lá eu trabalha na assessoria de comunicação por assim dizer, fazia papel de social media e cobria eventos (saudades quando a minha t3 funcionava L). Era uma coisa  nova sabe? Eu me divertia bastante com o pessoal da empresa, principalmente com o Alysson, ele era muito maluco hahahaha. Enfim comecei a ganhar dinheiro e a gastar meu dinheiro, tirei meu primeiro cartão de credito e comprei a pagar minhas próprias despesas por assim dizer, eu me sentia a independente hahaha. Depois de um ano no estagio eu sai e fiquei mais ou menos duas semanas sem emprego, gente vocês não sabem o quanto é ruim, mas logo em seguida fui chamada para trabalhar na Socic, mas conhecida como Armazém Paraíba, estou estagiando aqui cerca de um ano e oito meses, passei pelo setor de marketing e hoje estou no setor de compras celular, no setor de marketing eu atuava como produção, participa da roteirização dos comerciais, escolhas de looks e dos comerciais propriamente ditos, aqui no setor que estou hoje trabalho na área que eu me descobri, faço trade marketing, uso e abuso de ações promocionais, faço etiquetas temáticas e possuo espaço para criar a vontade. Durante esse tempo tanto aqui, quanto no museu tive chefes maravilhosos e atenciosos, eles sempre me ajudavam e me ensinavam mais e mais, principalmente com as suas histórias de vida.
O que quero dizer com esse textão desse post é que apesar da vida ser baseada em estudos, ela não é ruim, até porque se eu não tivesse caminhado nada do que caminhei hoje provavelmente eu não teria os conhecimentos que adquirir com a minha vivencia entre escola/universidade/estagio (mercado de trabalho). Então galerinha antes de escolherem a sua profissão estudem um pouquinho o que ela é, como é o mercado da sua cidade e pense com muita calma se é isso mesmo que vocês querem levar pra vida, porque é muito ruim ficar frustrado com as suas escolhas, eu escolhi publicidade porque amo a profissão e não pelo mercado de trabalho, até porque aqui em Belém o curso não é bem pago, acho que a maioria dos cursos não são, mas isso varia. Invista na carreira que você tem certeza que quando passar os quatro, cinco ou seis anos de faculdade você sairá satisfeito e pronto pra encarar a vida adulta, porque ela não se resume em liberdade, ela abrange muitas responsabilidades.

Então pessoal espero que tenha ajudado vocês um pouco, prometo que faço um post sobre meu tcc, ele foi a minha fonte de inspiração para criar o blog. Beijocas, até o próximo batipost.

Você pode gostar também

0 comentários

CONTATO

E-mail: espiameninas@gmail.com

Like us on Facebook