Doar Sangue ,Doar vida !

11.1.17


E ai galerinha, beleza ?

O post de hoje é diferente, vamos falar um pouco sobre um assunto muito atual e de extrema importância: a doação de sangue. 

Hoje  todos sabemos que  doar sangue é mais que um ato de solidariedade para com o próximo, é um gesto que vale ouro, pois irá ajudar muitas pessoas que estão necessitando para sobreviver, seja para uma cirurgia ou tratar alguma enfermidade, além da doação o Hemopa realiza vários exames gratuitos a partir da coleta sangue entre eles podemos destacar o HIV.



Existem muitas dúvidas sobre quem pode doar, o que é preciso, quais as recomendações, abaixo irei listar as informações necessárias para a doação.

Podem doar homem ou mulher que apresentem as seguintes condições:
- Estar bem de Saúde;
- Estar alimentado;
- Peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto ''Barbeiro";
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
- Não ter diabetes;
- Se tiver feito tatuagem recente o doador deverá esperar 01 ano da data em que fez para que possa voltar a doar.

Logo após a doação o doador recebe um lanche para auxiliar na recuperação,é recomendável que a pessoa não faça esforço físico, para isto a mesma recebe um atestado médico para ficar isento de suas atividades diárias.

Vale ressaltar sobre o cadastro para doação de medula, basta informar que você tem interesse em ser um doador, e na doação retiram uma pequena quantidade para testes de compatibilidade para ajudar milhares de pessoas no Brasil que necessitam.

Bom no ultimo sábado perdi um amigo, ele foi diagnosticado com leucemia a dois anos atrás, fez o tratamento e se curou, porém no ano passado ele foi diagnosticado com um segundo tipo de Leucemia, e começamos uma busca constante por doação de sangue e doador compatível de medula, nosso amigo faleceu sem receber a doação de medula, porém a mobilização e empenho dos amigos iram continuar para salvar vidas de outros que necessitam! 

Convido todos os leitores do Blog e Amigos a comparecerem no próximo dia 23/01 (Segunda) ao Hemopa iremos realizar uma grande Ação no dia que seria aniversário de nosso Menino de Aço, vamos lotar aquele lugar e encher o estoque de sangue e cadastrar muitos doadores de medula! Conto com todos! 

Endereço do Hemopa: Tv. Padre Eutíquio, 2109 - Batista Campos, Belém - PA, 66033-000

Esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado,até a próxima quarta! 









Você pode gostar também

0 comentários

CONTATO

E-mail: espiameninas@gmail.com

Like us on Facebook